Cramberry

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Sobre o cramberry

O Cranberry, conhecido no Brasil como oxicoco, é uma pequena fruta de gosto ácido que cresce em arbustos anões das regiões mais frias do hemisfério norte. Pode ser utilizada, na forma natural, na fabricação de geleias, molhos, sucos. Na forma desidratada, pode ser consumida em iogurtes, granolas, mingaus e como lanche da tarde.

A fruta tem efeito preventivo sobre as infecções urinárias primárias a reincidentes (devido a um tipo especial de Proantocianidina (PAC).

A fruta tem efeito preventivo sobre as infecções urinárias primárias a reincidentes (devido a um tipo especial de Proantocianidina (PAC) com ação anti-adesão de bactérias como a Escherichia coli do trato urinário, "varrendo-as" da região até sua posterior eliminação do organismo). Estudos recentes na Europa, mostraram que para ter essa ação preventiva, a dose mínima recomendada é de 36 mg de PAC, ou seja, 2g da fruta desidratada por dia. Essa dose equivale a meio litro de suco natural ou 8 a 10 cápsulas de cranberry por dia ou 1 colher de sopa cheia.

É rico em vitamina C, vitamina A, fibras e antioxidantes,
previne infecção urinária, auxilia na redução do colesterol.

Quais são os benefícios da cranberry desidratada?

Graças aos nutrientes presentes em sua composição, como as vitaminas C e A, fibras e antioxidantes, a cranberry desidratada é bastante utilizada no tratamento de doenças relacionadas ao coração, estômago, bexiga, dentes e até mesmo contra o câncer, além de auxiliar na perda de peso.

Na relação abaixo, nós separamos os principais benefícios da fruta no seu corpo. Veja:

  • Sistema imunológico: por ser muito rica em vitamina C, ela fortalece o seu organismo, aumentando a imunidade contra doenças como gripes e resfriados.
  • Bexiga: Graças à substância proantocianidina, cranberry funciona como um diurético no seu corpo. Assim, quanto mais você for ao banheiro, mais bactérias serão eliminadas da bexiga e uretra. Por essa razão, ela também é conhecida como excelente atuante no trato urinário.
  • Combate ao câncer e tumores: devido à sua função antioxidante, a fruta é utilizada também na prevenção de câncer e tumores.
  • Pele: por conter colágeno, a cranberry previne também o envelhecimento. Isso porque ela ajuda na eliminação de radicais livres, principais responsáveis pelo enrijecimento da pele. Além disso, ela também trata doenças dermatológicas, como acne , dermatite, eczema e psoríase.
  • Dentes: A cranberry é bastante eficaz na prevenção contra placas bacterianas, gengivite, tártato e cáries.
  • Coração: A cranberry ajuda a reduzir o alto colesterol no sangue, causado por consumo de gordura em excesso. Desta forma, ela é excelente na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Estômago: por ser atuante contra a fixação de bactérias, a fruta ajuda na prevenção de doenças como úlcera e gastrite.

Cranberry desidratada emagrece?

A cranberry desidratada é composta por antioxidantes, que podem auxiliar também na perda de peso, mesmo que indiretamente. O fato é que ela atua no sistema digestivo e acelera o metabolismo, além de inibir o acúmulo de gordura no sangue – graças a uma substância chamada resveratrol.

Para quem quer emagrecer, a boa notícia é que a fruta tem o teor calórico super baixo, o que faz com que ela seja um alimento bem leve para se colocar na dieta. 100 gramas dessa fruta vermelha equivalem à somente 46 calorias.

Além disso, a cranberry desidratada também pode auxiliar quem está tentando emagrecer através da prática de exercícios físicos, uma vez que a frutose fornece energia e maior disposição para o corpo. Outra característica é que ela consegue controlar a liberação de hormônios, ajudando no alívio do estresse, da depressão e do mau humor, que são fatores que rondam uma pessoa que está em uma dieta.

Como consumir a cranberry desidratada?

A cranberry desidratada pode ser consumida durante todo o dia, em sua forma cru ou adicionada à receitas de bolos, tortas ou outros doces. O ideal é consumi-la no café da manhã, em forma de sucos ou vitaminas.

A fruta preserva melhor as suas características quando consumida cru e cai super bem em uma alimentação saudável. Por ser desidratada, ela fica menos doce e enjoativa.

Qual a quantidade diária ideal de consumo?

A recomendação para quem pretende prevenir uma infecção urinária é de 40 gramas por dia ou uma colher de sopa cheia.